segunda-feira, novembro 12, 2007

A jogada

Todas as vezes – e isso não chega a ser novidade – que a Petrobras começa a ganhar matérias negativas nos jornais, como vem sendo seu envolvimento na crise de energia e da falta de gás, anuncia-se com espalhafato, alguma grande descoberta . As reservas de óleo e gás da Bacia de Santos são conhecidas e faladas – e sempre dentro do terreno de hipóteses, como registrou o único lúcido desse capítulo, Guilherme Estrella, diretor de Exploração e Petróleo da estatal – desde a década de 90.

O que ninguém quer comentar é justamente o fato de que, hoje, o país não é auto-suficiente em petróleo, bastando para isso, fazer uma comparação entre importações e exportações. Traduzindo: a vilã da queda do superávit comercial é a Petrobras.

(Jornal do Brasil, 12/11/2007)


Se tem uma coisa que esse governo (?) sabe fazer é mídia. Como todas as ditaduras comunistas, aliás.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse governo é bom em propaganda, Essa "descoberta?" não seria para esconder que a Petrobrás fechou o seu balanço 27% menor que o mesmo período em 2006? Que existem uma "péssima"gestão na Petrobras.
Ah, outra coisita, eles estão esquecendo de dizer que para explorar essa reserva os brasileiros irão pagar a bagatela de U$ 120 milhões enquanto a bacia de Campos custa U$ 10 milhões.

Fábio Mayer disse...

Sempre que o governo se vê em algum aperto, anuncia com estardalhaço algum índice espetacular e a imprensa que, segundo os esquerdofrênicos, é "golpista", cai na esparrela governamental.

Reservas petrolíferas o mundo inteiro sabe que o Brasil tem, porque não devemos esquecer a chamada Amazônia azul, nossos mares territoriais, quase do tamanho do país em terra firme.

A questão é: para quando? Quanto haverá que se investir para extrair esse petroleo? Isso ninguém comenta...

Anônimo disse...

Fábio
Eu comentei sim, quanto o Brazil vai ter que investir para extrair o petroleo.
Mas infelizmente a Petrobras é usada e abusada por todos os governantes. Passado, Presente e Futuro.
Aqui aonde eu moro já temos uma Usina de Biodiesel funcionando a todo vapor. Gostaria de saber quantas estão em funcionamento ai no Brazil.

Fábio Mayer disse...

Malu,

Eu sei, você comentou...mas a imprensa não.

Você olha a Folha de S.Paulo, dita como "golpista". NENHUMA palavra, nenhuma especulação de quanto custará em investimentos para tornar esses campos produtivos. É como se fosse possivel estacionar um carro no meio do mar e tirar gasolina do solo só encostando a mangueira na água!

Anônimo disse...

Fábio
Eu só estava "enchendo sua paciência". Sorry!!