terça-feira, janeiro 30, 2007

Você é um Envelhescente?

Dizem que é do Mário Prata, mas eu não juro.

Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.

Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e os 65), existe a ENVELHESCÊNCIA.

A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:

— Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?

— Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.

— Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.

— Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...

— Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.

— Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.

— Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.

— Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.

— Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.

— O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.

— Ambos adoram deitar e acordar tarde.

— O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescentes (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).

— O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.

— Ambos bebem escondido.

— Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.

— O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está mentindo.

— A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.

— Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:

— É um eterno envelhescente!

Que bom.

17 comentários:

Anônimo disse...

Só tenho uma coisa a declarar sobre isto:

Carai, vei!!!

Anônimo disse...

Isso é pegadinha pra saber a idade de cada um aqui, é seu Túlio?
Então,
Tenho 42 pra 43 anos, alguns relacionamentos, o último praticamente marital, que acabou faz um tempo, e não tenho pressa nenhum em encontrar outra pessoa.
Já nasci velha, sempre gostei de coisas mais antigas, acho educação importante, não me intereso por música de hoje, só gosto das antigas e já perdi o hábito de ouvi-las sempre. Ontem mesmo eu conversava com alguém que acho o design industrial de hoje uma barbaridade, que você só encontra o que quer em lojas de usados e que as prateleiras pegue-e-faça são a epifania dessa falta de gosto.
Tive o privilégio de ser ensinada (au-au) a ver a realidade como ela é, não sou mais comunista, hoje me empolgo com muito pouca coisa e acho as grandes crenças coisa de criança. A única coisa que defendo com unhas e dentes é minha cidade e as pessoas que nela habitam - nem sempre as que a dirigem, veja bem.
Não me cuido em demasia, acho o culto ao corpo uma barbaridade mas acho que a gente deve pelo menos tomar banho e caminhar, pra ter saúde e não ficar diabética. Dentro disso, acho a comilança uma coisa horrível e desrespeitosa. Eu fumo, estou tentando largar (por favor, dispenso doutrinações, já sei tudo de cor), mas passo longe da Rebordosa. Acho hippie velha o fim da picada e não gosto de homem velho com rabinho de cavalo.

É isso, por enquanto.

Túlio disse...

Vixe! É só cutucar um pouquinho...

Só não entendi a parte de "não tenho pressa nenhum em encontrar outra pessoa". Como assim? E eu?

Ah! Eu não uso rabo de cavalo (acho ridículo).

Anônimo disse...

TUUUULIIIIIIIOOOOOOO!!!!!!!!!

Aqui minha gargalhada antes de ler os comentarios e de ter folego pra comentar hahahahhahahahahahahahahahahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Leticia, Fabio e tulio

hahahahhahahahahaha
arre véiooooooo

eu gosto do do post!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKK
VOLTO DEPOIS QUE CONSEGUIR PARAR DE RIRE HAHAHAHAHAHAHAHA

tom paixão disse...

tirante o divã, onde só me deito para fantasias sexuais, é eu (é nóis?) na fita, mano véi.
e com muito orgulho, brinco e pose.

Anônimo disse...

Aí, galeeeera!

(Galeeeera é melhor que "brotolândia", como (ouvi falar) se usava nos anos 50?)

Anônimo disse...

Letícia.

Concordo, ga-le-ra! é um termo muito massa que faz muito susse!

Mas Carai Vei é muito mais abrangente, ele diz muito mais em menos letras.

Sacou brow?

Carai vei!

Anônimo disse...

Tulio,

Mais um SUPER lista CARAIVEI HAHAHAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Tulio,

Acho que sua lista esta falando dos homens!São eles que gostam de meninas de vinte anos e deve ter espinhas hahahahahaha

AO CONTRARIO SOU MULHER DE 50 nunca gostei de moveis antigos e pra mim é NORMAL NÃO GOSTAR DE DECORAçÃO COM MOVEIS ANTIGOS!SOU TECHNO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

FUMAR,AQUI NA MINHA FAMILIA, NINGUEM FUMA, NEM ESCONDIDO!

BEBER não nos escondemos pra beber vinho,champanhe,campari,caipirosca é somos democratiques!!!!!

Acontece de meus filhos serem ciumentos de mim!!!

Pra não fazer concorrencia E EVITAR CIUMES hahahahahahahahahah decidimos: cada um tem seu meio hahahahahahahahahahahahahah foi o unico meio que encontrei pra ninguem tentar tirar minha LIBERDADE PELOS CIUMES DOS MEUS FILHOS!

Mulher é sempre muito sobrecarregada os homens são mais folgados,então, eles tem SEMPRE tempo, pra largarem os charmes paqueradores EM QUALQUER IDADE E DIGA-SE DE PASSAGEM FAZ BEM PRA MULHERES hahahahahahahahahah

E Tulio sou uma extra terrestre porque com MUITO sacrificio consegui um meio termo do equilibrio.

Na minha familia o segredo é não esconder nada.Claro preservamos tambem a PRIVACIDADE E individualide!

Mas não impede que eu nos meus 50me sinto como se tivesse 30!

Sou muito NORMAL HAHAHAHAHAHAHAHA TALVEZ DEVO FAZER ALGUMAS MUDANçAS CARAIII VEIIIIIIIII HAHAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Julia, meu amor, você gosta de coisas modernas porque aí na França o moderno é com "o" mesmo, não é "muderno", como aqui. Se você tivesse de mobiliar sua casa com um orçamento médio aqui no BR entenderia o que estou falando.

Anônimo disse...

Leticia,

Agora entendi o que você quer dizer,mas quero lhe afirmar que em nada difere aqui dai.

Aqui 90°/° DOS LARES FRANçAIS,TEM POUCQUISSIMO ORçAMENTO PRA SE MOBILIAR!

Se você soubesse que os preços aqui deixam qualquer um louco!

Pra você ter uma ideia,quando eu morava ai,meus moveis eram de madeira maciça(corrige a palavra maçiça ou masiça ou macissa?)não era o tal mogno era outra madeira.

O modelo dos moveis comtemporaneo e muito bem realizado com acabamentos de qualidade!ADMITO ERA SALGADO AI.

Mas aqui é o mar morto de sal!!!!!

Pra você ter uma ideia so um armario que eu colocava roupas ai no bananal,aqui, custa o preço de uma casinha popular ai no Bananal!!!!!!!!!!!

Não tenho arrependimentos de nada!

Mas aqui meus armarios pra guardar louças e roupas é em aglomerado!certo um bonito correto modelo e minha cozinha, que ainda não esta instalada é de inox e vidro mais não aquele de pia e ao mesmo tempo é.

Gosto do ferro,de cadeira de palha mesa de vidro e fogão de vidro,sofa sempre de dois lugares e mais aconchegante misturado com outros stylo de cadeira que sempre a palha me seduz!

O banheiro aqui ainda não esta a meu gosto mas vira o momento que esteja tudo como gosto com orçamento bem planejado e pra conseguir, faço na base da pesquisa;

Sou meia decoradora de natureba na marra hahhahahaha consigo dar um bom ambiente no meu habitar sem luxo e sem bibelot pra não ter mais o que limpar hahahahaha

Mas aqui é o lugar da decoração bordelica e é ai que esta minha diferença porque não tenho jeito pra bordelica!!!!!!!!!!

Masssssssss ja fiquei um pouco bordelica pra mostrar que eu não era e nem sou doente de viver no organizado etc...

Meu marido é BORDELICO resolvi o assunto:ELE MORA EM UM APPT e eu moro EM OUTRO APPT.Quando ele vem no meu appt.e que ele começa colocar bagunça,eu digo pra ele que esta na hora dele ir embora pro appt.dele hahahahahahahahahaha

Acho que ele esta começando a entender algo porque quando ele vem no meu appt.ele não esta mais deixando meias pelo chão hahahahahahahahahahahahahaha ele ja sabe colocar roupas na maquina de lavar e ja se preocupa com a louça HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Ou seja ele esta tentando me reconquistarrrrrrrr hahahahahahaha
mas estou cozinhando ele em pouco caldo hahahahahahahahahahahahahah

não quero a chave do appt. dele e não dou a chave do meu appt.HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA TEM QUE ME TELEPHONAR ou mandar mail hahahahahahahahahahahahahahahahahah

Anônimo disse...

Julia, o que é bordelica?

Olha, teoricamente nem ligo pra material. Só ligo se ele não tem muita durabilidade e é um acinte ao meio ambiente. Aqui em casa a mesa e a cadeira são de material de demolição - o que também não sugnifica rústico, com todos os exagero de Vila Madalena.

Mas me refiro mesmo a "desíguini", as foooormas da coisa. Por exemplo: você quer emoldurar algo em uma madeira ovalada. Encontra? De jeito nenhum! Mas nem em gesso!
No fundo no fundo me incomodo com a padronização do gosto. Não há nada diferente do que querem os boladores de móveis. E os boladores de móveis aqui no BR, vou te contar!

Túlio disse...

Não sei o que é "bordelica" e nem "sugnifica".

Anônimo disse...

Leticia e tulio,

Ah!agora entendi!

Aqui tambem é dificil sair de certos modelos,formas e designe.

Mais é possivel encontrar atravez de trabalhos personalizados mas...AS VEZES é muito dinheiro pago sem sem sem aaaquiloooo que da o estalo!Mas tem possiblidades!

Molduras aqui tem todo tipo e vende pronta e pode ser encomendada!

BORDELIQUE, é uma palavra criada no linguaja Français que determina PESSOAS DESORGANIZADAS E LOGICO QUEM E DESORGANIZADO,MORA DESORGANIZADO MESMO EM BELA CASA OU APPT. E EM BELO BAIRRO!

Não significa ser FADA DO LAR alguem ORGANISADO!

No meu caso as pessoas tem tendencia pensar que sou fada do lar porque mantenho em ordem minha habitação.

Anônimo disse...

Hummm, entendi.

Sobre o personalizado, aqui até que tem, mas é um "silviço" tão especializado, tão especializado que você desiste ($$). E aí tem de se virar nas lojas de móveis USADOS (antigos, nem pensar!)

Anônimo disse...

Eu estou entrando na envelhescencia, faco 45 anos em agosto, ja fumei parei faz 7 anos.
Bebo somente agua tonica, coca-cola zero e agua.
Detesto fazer exercicios, adoro conversar, falo demais.

Sou casada ha 16 anos (com o mesmo marido hahahaha) tenho um filho.

Ja mudei bastante, rodei o Brasil e agora estou comecando a rodar o mundo eu adoro viajar, namorar garotinhos nao eh comigo nao sempre gostei de homens mais velhos.
Gosto de musica antiga aquelas da Dalva de Oliveira, Herivelton Martins, Elvis Presley e agora fiquei fa do Kaquinho tambem.
To envelhecendo pq destesto axe, pagode e funk (esse entao acho um horror), adoro cozinhar mais nao gosto de comer como o suficiente para viver.
Adoro praia, mar e sol e agora vivo com neve ate as canelas estou me adaptando e estou feliz.

Minha casa eh estilo moderno meu moveis vieram quase todos do Brasil, sao de madeira (mogno) nada pesado estilho moderno e linhas retas nada de rebuscado tenho quadros de pintores nordestinos, rede bandeira brasileira etc.

Os precos aqui assim como na Franca sao exorbitantes, uma initacao de madeira vale um apartamento entao eu fico feliz de ainda ter meus moveis e ter podido traze-los.
Quanto a esquecer as coisa isso ainda nao esta acontecendo comigo...
O que eh que eu tava falando mesmo?