segunda-feira, novembro 10, 2008

Comemorando a marolinha

Já que a crise não atravessará o Atlântico, o governo resolveu comemorar ensinando a você, pagador de impostos, como fazer a verdadeira caipirinha.
O que vai abaixo é um trecho do do Anexo IV, da Instrução Normativa 55, do Ministério da Agricultura, publicada em 31 de outubro de 2008.
Aprenda!
ANEXO IV
REGULAMENTO TÉCNICO PARA A FIXAÇÃO DOS PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE PARA CAIPIRINHA

Art. 1º O presente Regulamento Técnico tem por objeto estabelecer os padrões de identidade e qualidade aos quais deverá obedecer a caipirinha.
(...)
Art. 4º Os ingredientes utilizados na produção da caipirinha são:
a) ingredientes básicos - cachaça, limão e açúcar:
1. o açúcar aqui permitido é a sacarose - açúcar cristal ou açúcar refinado -, que poderá ser substituída total ou parcialmente por açúcar invertido e glicose, em quantidade não superior a cento e cinqüenta gramas por litro e não inferior a dez gramas por litro, não podendo ser substituída por edulcorantes sintéticos ou naturais;
2. o limão utilizado poderá ser adicionado na forma desidratada e deverá estar presente na proporção mínima de um por cento de suco de limão com no mínimo cinco por cento de acidez titulável em ácido cítrico, expressa em gramas por cem gramas;
b) ingrediente opcional - água:
1. a água utilizada deverá obedecer às normas e aos padrões aprovados pela legislação específica para água potável e estar condicionada, exclusivamente, à padronização da graduação alcoólica do produto final.

(...)

Sim! Isso foi publicado no Diário Oficial da União.
Não sei se é excesso de ceticismo, mas não estou nada surpreso.

3 comentários:

Vivi disse...

Tá anotado. Não erro mais!

Anônimo disse...

Muito cultural e proveitoso.
Deve ser bom viver num pais no qual o governo tem tempo para se preocupar com coisas tao importantes como essa ja que a saude, educacao e seguranca nao sao mais problema.

Fábio Mayer disse...

E se não fizer a caipirinha corretamente?

R.: MULTA

Se der dor de cabeça depois da 45a. dose?

R.: MULTA