sábado, maio 05, 2007

O sapo - uma análise lulista

O sapo não lava o pé.
(A miséria que aflinge o submundo capitalista impede a higiene animal deste mamifero)

Não lava porque não quer.
(Neoliberais porco-burgueses tentam transparecer que o caso se trata de uma escolha livre e individual, quando sabemos que o Sapo é historicamente vitima de um modelo concentrador de higiene)

Ele mora lá na lagoa
(Uma mentira. O Companheiro Sapo a muito tempo luta pela causa nas fileiras do Movimento dos Sem Lagoa. Os neoliberais acham que uma poça de agua é um teto!)

E não lava o pé
(a miséria que aflinge o submundo capitalista impede a higiene animal deste mamifero)

Por que não quer
(Ele não tem escolha, é obrigado pelo atual modelo a ficar privado desta higiene. Trata-se da prova cabal do fracasso capitalista na lagoa.)

MAS QUE CHULÉ
(Além de ser historicamente explorado, agora o companheiro mamifero é vitima do preconceito social, que condena maginalidade os companheiros com chulé, historicamente explorados pelos porcos sem chulé).

16 comentários:

Anônimo disse...

Nem me fale! Fico com saudades do meu periquito, que agora está no Rio de Janeiro.

Mas, a respeito da interpretação acad~emica dos hábitos de higiene do sapo, eu lembrei de uma "análise" carolística que fizeram dos personagens Disney. Eles são um câncer para as crianças, porque nenhum - nem unzinho só - mora com a família nuclear: pai, mãe, filhos. É sempre sobrinho, tio, vovó, amigo... Enfim, Disney é do demo.

Anônimo disse...

Se eu fosse vc não acreditaria muito nisso.O que tem de preguiça e esperteza nesse meio é de lascar, visto que a maioria troca o dia pela noite e fica na cantoria sem r azão de ser. Aparente...Desconfie...

Anônimo disse...

Gontiduo gribado... =(

Esse mistério da Disney, é um dos maiores da minha infância, porque eu tinha caixas e mais caixas de gibis:

- Quem são os pais do Huguinho, Zezinho e Luisinho?
- Porque o irmão do Pato Donald, o Peninha, cuida do Biquinho? Ele é irmão ou primo dos três anteriores?
- Se a vovó Donalda é vovó e irmão do Tio Patinhas, quem são os pais do Pato Donald e do Peninha? Aliás, quem é o pai dos pais deles?

Anônimo disse...

Oi, Magui! Bom ver você aqui! (rimou!).

Fábio Max, o pior já passou. Agora o problema é hidráulico, amanhã virá a tosse e depois melhora. Güenta firme!

A maioria dos desenhos é assim: As mães da Luluzinha, do Bolinha, aparecia no máximo as pernas. Mônica e Cebolinha, muito de vez em quando aparece pai e mãe. E o Cascão, coitado, esse é um sem-teto conformado e colonizado!
Com pai e mãe, deixa ver... tem a Família Mozzarella, Os Flintstones, os Jetsons...

Mas os Backyardigans também, nem sinal de família!

Anônimo disse...

O Cascão não é sem teto!

Ele mora no bairro Limoeiro (ou Limoeilo, segundo outro pensonagem), tem o pai corintiano e a mãe palmeirense.

Anônimo disse...

Fábio, Helloooou....!!! Cascão cresceu, rapaz! Queima pneu em rodovia e foi no show dos Racionais MC ontem, no centro de SP...

Anônimo disse...

Cresceu nada!

Li o gibi ainda ontem... =)

Anônimo disse...

Tá bom, Fábio. Agora que eu terminei um dicionário de grego que me custou horas e horas de dedicação calvinista, não estou a fim de discutir.

Mas, ó, uma dica: no bojo (adoro no bojo, êta coisa de esquerda!) de uma política neo-liberal, Tio Patinhas morreu e, ao contrário de milionários prafrentex como Patacôncio, não deixou sua fortuna em uma fundação, tampouco para a universidade, porque ele sempre foi um self-made man bronco. Na falta de herdeiros mais próximos, já que tinha uma briga com vovó Donalda, deixou sua fortuna para Donald, que a torrou devidamente comendo hambúrgueres, ficou gordo como um porco e adquiriu diabetes. Huguinho, Zezinho e Luizinho até que tentatam cuidar dele, mas os três tornaram-se desmiolados porque casaram-se com mulheres fúteis, ao que se juntou Brotoeja, que só queria saber de decoração e deu um golpe em Lalá, Lelé e Lili, que era meninas ajuizadas mas nem viram a cor do dinheiro. Nessas, Bolinha, muito mais adiposo e com seus poucos cabelos já brancos, era dono de um ferro-velho, e receptava mercadoria de roubo num negócio milionário cujo dono era Riquinho - que aprendeu tudo com Tio Patinhas, já que seus pais eram alienados e serviam ao sistema como cordeirinhos. Mônica era o nome de sua gerente, e tinha marcas no rosto por conta de uma vingança da ex-amiga magali, que entrou para um movimento guerrilheiro e passou a adiá-la, por ser subserviente e cooptada ao sistema burguês, capitalista e marginal. O namorado de Magali, Peninha, vivia de pequenos golpes aprendidos em uma ilha do Caribe durante os anos 50, e seu principal objetivo era derrotar Horácio, para ele o símbolo de uma sociedade pobre e conformada. Seu contato na periferia de... era Cascão, um ignorante facilmente cooptado como massa de manobra. Cascão até tentou levar a vida honestamente, confeccionando tênis em navios pertencentes a Patacôncio, mas um dia resolveu ficar em terra firme e entrar para o movimento dos sem-teto, amargurando por demais sua mãe, que era uma senhora pobre porém limpinha.

Entendeu, agora?

Anônimo disse...

Olha, em tempo: esta porcaria de virada cultural não deu certo, viu? Eu não me lembro de um final de semana tão agitado, principalmente à noite. Moro em uma avenida movimentada em dia de semana (embora minhas janelas dêem para a lateral), e até tiro ouvi esta madrugada. Fora a gritaria da molecada, que rola o dia inteiro. Estou longe dos eventos, mas o rebotalho se espalha pela cidade de uma maneira terrível. Pra mim, o evento está condenado.

Anônimo disse...

Lets,

Sei como vc se sente, teve uma época em que os botocudos do diabo, desta cidade nojenta e insuportavel onde vivo, faziam comícios e shows na porta da minha casa... é uma das razões pelas quais eu odeio povo e, se puder, ponho todo mundo numa camara de gás e... bem, deixa isso pra lá!

Mas daí a descontar nos pobres personagens de histórias infantis não, né?

O Tio Patinhas é meu ídolo de infância! Trabalha pra caramba, começou garimpando ouro o Yokun e ficou biliomultimilionário, apesar da familia de desmiolados!

Os dois defeitos do Cascão são não tomar banho (e cheirar feito um torcedor do Atlético Paranaense) e tercer pro Corintians! Fora isso, é um personagem probo!

Parabéns aos torcedores do Grêmio de Porto Alegre, aos do Atlético Mineiro e aos do Santos... os do Flamengo não, não gosto deles!

Anônimo disse...

Ei sei, Fábio! Tô brincando! Eu lia muito, mas muito gibi. Como não dava pra ter todo mês, a gente acabava decorando as historinhas. A que eu gostava mais era mesmo a Brotoeja (quem lembra?): tudo dela era de bolinhas: o quarto, as bonecas, os vestidos, tudo, tudo. A droga é que, ainda na infância, nunca mais vi essa revista.

De resto, estou horrorizada com a "obertura" (humpf) do Fantástico à baderna da madrugada. Eles simplesmente não mostraram aqueles animais em cima da banca de revistas. Do jeito que o teto estava vergado, eu acho mesmo é que a PM devia deviar, até aquele troço cair. Mas a reportage do Fantástico deu a parecer que os PMs simplesmete resolveram atacar. Eu me senti ultrajada. A Record fez uma cobertura limpa. Mas aí "ninguém" viu.

Fábio, um dia vamos sentar pra conversar sobre o povão ("aqueeeeele" povão). Eu e uma amiga já pensamos em uma ong pra fabricar sabão. Idéias, idéias...

Anônimo disse...

Leticia,

O "Fantástico" vai na maré petista: Para ele, a PM de São Paulo governado pelo José Serra do PSDB é violenta e injusta, descendo a lenha no povo humilde que, coitadinho, vive de bolsa familia!

A Rede Globo precisa manter aberta a comporta da publicidade oficial, sua dívida é enorme, ela depende hoje do governo mais do que em qualquer época de sua história.

Mas a verdade é que São Paulo organizou uma série de shows populares e o povão baderneiro e desonesto transformou em zona...

Anônimo disse...

Foi só esse show, Fábio. O restante da programação foi de um pacifismo franciscano. No momento eu tenho a impressão de que aquela baderna toda pela cidade foi oriunda mesmo do show dos "Racionais".

Mas os jornais da manhã mostraram o que foi filmado pelas câmeras de segurança: os caras começaram, instigando os PMs, e não duvido nada de que tenham subido na banca só pra encher o saco.

hashmalim disse...

Queridos conspiradores,

Estarei ausente (vou pra clinica)mas vocês podem ir la no blog.

Beijos a todos vocês espero que as vertigens passe logo...

Túlio disse...

Boa sorte julia. Espero que se recupere logo.

Anônimo disse...

Júlia,

Melhoras rápidas.... mas não entendi patavina dessa história de conspiradores!