quinta-feira, novembro 16, 2006

Leia bastante

Este Blog é a favor da leitura. Mas Como sabemos a vida moderna não deixa tempo para a leitura de bons livros. Portanto, postamos aqui o resumo de clássicos da literatura que muito ajudarão a engrandecê-los culturalmente.


Leon Tolstoi: “Guerra e Paz”
Paris, Ed. Chartreuse. 1200 páginas.


Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra por estar apaixonado e por isso Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro. Fim.


Marcel Proust: ”À La recherche du temps perdu” (Em Busca do Tempo Perdido)
Paris, Gallimard. 1922. 1600 páginas.


Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte (pág. 486. vol. I), come um bolo e escreve um livro. Nessa noite (pág. 1344, vol. VI) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde estão todos muito velhinhos - e pronto. Fim.


Luís de Camões: ”Os Lusíadas”
Editora Lusitânia


Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa muito gente fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas. Fim.


Gustave Flaubert: ”Madame Bovary”
778 páginas.


Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre. Fim.

William Shakespeare: ”Romeu e Julieta”
Londres, Oxford Press


Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro, as duas turmas saem na porrada, uma briga danada, muita gente se machuca. Então um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era sonífero. Fim.


William Shakespeare: ”Hamlet”
Londres, Oxford Press.


Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira, e morre assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado. Fim.


Sófocles: ”Édipo-Rei” (tragédia grega)
Várias edições.


Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta. Fim.


William Shakespeare: ”Othelo”

Resumo: Um rei otário tem um amigo muito fdp que só pensa em fazê-lo de bobo. O tal "amigo" não ganha um cargo no governo e resolve se vingar do rei, convencendo-o de que a rainha está dando pra outro. O imbecil acredita e mata a rainha. Depois descobre que não era corno, mas apenas muito burro por ter acreditado no traíra. Prende o cara e fica chorando sozinho. Fim.


Pronto. Você acaba de economizar a leitura de pelo menos 7.000 páginas e R$ 500,00 em livros!!!

22 comentários:

Anônimo disse...

Valeu por facilitar minha vida! Já me sinto muito mais culta. rs

Anônimo disse...

Tulio, vc é um genio sabia!!! Fiquei até emocionada agora, snfi, snifi!! Agora me sinto uma mulher culta!! Isso graças ao Tulio!! êêêêêê!!!!!

Túlio disse...

Um problema resolvido. Agora vamos tratar do panetone da Kizzy.

Anônimo disse...

Eu quero chocotone. Pode ser?

Anônimo disse...

quem é que vai me dar PANETONEEEEEEEEEEE?!?!?!?!

Túlio disse...

Vivi e Kizzy, se vocês forem boazinhas, o bom velhinho vai trazer. Se não, eu mesmo levo (o que eu não faço pelo meu eleitorado...).

Anônimo disse...

êêêêêêê!!!!!!!!!!
eu sou uma menina boazinha Tio Tulio!!! Quero um panetone bem grandão!!! De quebra uma garrafa de vinha pra acompanhar né...

Anônimo disse...

Aêeeee! Vou ganhar chocotone! Vou ganhar chocotone!

Anônimo disse...

ops é vinho...

Anônimo disse...

alguem pode me responder por que tanta insonia??

"Um rapaz asmático sofre de insônia... Um poeta com insônia... Um príncipe com insônia..." eles devian tomar suco de maracujá, isso me deu um sono...

e por que tanto maluco:
"Dois adolescentes doidinhos... Maluco tira uma onda..."

Anônimo disse...

Nooossa, foi tanta cultura de uma vez soh que eu precisei ir no banheiro 3 vezes, meu cerebro nao aguentou....ai de novo....

Anônimo disse...

Olha, já vou avisando: Eu não gosto de panetone. Velhinho caindo pela lareira então, nem pensar.

Anônimo disse...

Leticia, se vc ganhar algum panetone, dá pra mim?

Anônimo disse...

Isso aí foi moleza!

Queria ver você traduzir um livro, qualquer livro, do Fernando Henrique Cardoso!

De qualquer modo, já tenho assunto para parecer inteligente e culto nas festas... vou abafar!

Valeu!

Túlio disse...

Não apela, Fábio, não apela...

Anônimo disse...

Também quero panetone!

Túlio disse...

Manda sua cartinha, Fábio.

Anônimo disse...

Ô Túlio, que palhaçada é essa?
Eu ainda queria ler um desses livros... queria!

Túlio disse...

Queria mas não teve tempo, né? Agora seus problemas acabaram.

Anônimo disse...

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Resumo do livro de cabeceira do Grande Lider Luiz Ignacio Lula da Silva.

Anônimo disse...

.
.
.
.
.
.
.
.
???
Resumo do livro de cabeceira de dona Marisa Lula da Silva!

Anônimo disse...

Kizzy, acrescentei seu nome na minha lista. Podeixar!