quarta-feira, abril 11, 2007

É justo


32 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro urbanidade. Adoro!

Anônimo disse...

Isso aí é parte da nova política de segurança do governo federal, com o aval do presidente Lula e do governador Sergio Cabral.

Para que sujeitar-se ao stress de tratar bandido como bandido, afinal?

Pô, o cara é pobre, não raro, ele recebe bolsa familia, ele é companheiro, afinal, o partidão tá cheio de gente igual a ele né?

Logo, o governo está promovendo a urbanidade entre bandido e vítima, até porque isso economiza munição!

Anônimo disse...

Alguém aí quer um pouquinho de congestão nasal, com direito a sinusite e dor de cabeça?

Fábio Max Marschner Mayer, lamento informar que não foi o governo Lula nem o Sérgio Cabral que inventaram prática tão civilizada. Tudo é a sabedoria popular.
Já nos idos anos 80, essa que vos fala já levava um lero com assaltantes. Como eles geralmente fazem uma abordagem nervosa e intempestiva, cabe a nós, cidadãos de bem, acalmá-los e negociar, simulando um papo descontraído para que eles se sintam seguros e confiantes. Por exemplo: "Tudo bem, mas você sentou em cima da minha bolsa. Olha, eu se fosse você não perdia tempo comigo. Leva só o relógio e o dinheiro. Esse pingente? Não vale nada, é só de estimação, vale a pena não! Esses livros, meeeeu amiiiigo, você não consegue vender nem no sebo, vai ser peso morto pra você! Olha, devolve o CIC e o RG, você não vai poder usar mesmo, porque eu vou bloquear, etc., etc.", e assim por diante.

Anônimo disse...

Realmente, Lets, um bom papo com o meliante já é prática antiga. Por exemplo, quando fui assaltada no ônibus o cara falou "desce" e eu respondi, educadamente, "moço, eu não vou descer. Me deixa seguir viagem". Ele desceu e eu fiquei (chorando), mas fiquei. Tudo é questão de negociação.

Anônimo disse...

"Negociar com o bandido?"

PAAAARAAAA o mundo que eu quero descer!!!

Concordo com aquela maxima:

"Cada povo tem o governo que Merece."

Anônimo disse...

A Vivi tem razão, Malu. A prova de que não fazemos isso por gosto é que a coitadinha ficou chorando depois. Eu também não tenho muita resistência depois não. Mas na hora a gente tem de segurar a onda.
Meu primo é que fazia certo. Quando vinha um moleque assaltar, ele dizia que sua avozinha estava muito doente, e que aquele dinheiro era pra comprar remédio. E dava certo. Ladrão que se preze não rouba dinheiro de coisa séria.

Anônimo disse...

Pois é, Lets, mas isso ainda é do tempo do ladrão "consciente". Uma visão quase romântica da categoria. Hoje em dia não está dando muito para negociar não. Os caras estão tão desapegados de qualquer apreço pela vida (principalmente a dos outros) que está arriscado você abrir a boca e já levar bala.

Anônimo disse...

Lets,

Eu morei 5 anos no Rio, tive minha melhor amiga sequestrada e morta.

Meu marido sofreu ameaca de sequestro, foi a pior fase das nossas vidas, ele trabalhava em Pavuna, foi assaltado 3 vezes, e nem assim negociamos com bandido.

Esse "jeitinho" eh que mata, por favor nao cobre um postura dos governantes que o brasileiro em geral nao tem.

Anônimo disse...

Malu,

É óbvio que eu estou sendo cínica, como tenho certeza que a Vivi também está sendo, embora nossas histórias sejam verdadeiras. Nunca me aconteceu nada de trágico, e só não dou graças a Deus porque Deus não tem nada que ver com isso. É apenas o acaso.
Geralmente não cobro nada de governante algum, porque sei que na maior parte dos casos não adianta. Tenho um modo de enxergar o poder, e eles outro. O problema é que tenho de trabalhar, e aqui mesmo, pois meu ofício é impossível em outro país.

Anônimo disse...

Esses dias, num blog por aí, acho que do Aluisio, vi um peteba dizendo que precisamos aceitar o fato de todos nós somos responsáveis pela violência.

A velha babaquice de sempre, coletivizar os erros, para que o goverbo continua a não fazer nada a despeito dos muitos impostos que cobra.

È bem isso que os petebas querem: que ´não se faça mais exigência nenhuma ao Estado, porque facilita a vida deles, que não são chegados no trabalho.

Da minha parte, se o ladrão roubar a tampa do tanque de combustível do meu carro, que custa 10 reais, a culpa é do governo e ninguém tasca, porque cabe a ele dar segurança para nós, julgar e prender esses bostas!

Anônimo disse...

Malu,Lets,VIVI,Fabio, et a quem possa interessar!

Eu estou de acordo com a MALU! NÃO SE NEGOCIA COM BANDIDO!

No meu appartamento em um territorio Français, ha alguns anos atras, me surpreendi com uns ladrões DENTRO DO APPARTAMENTO EM PLENA MADRUGADA!

Eles entraram pelo terraço de frente pra o mar!

O tal terraço dava tambem para meu quarto e a ENORME vidraça do meu quarto dava para o tal terraço frente para o mar!

Sono profundesimooooooo et sem ouvir nada me acordei e tive a curiosidade de afastar um pouquinho o cortinado pra olhar o terraço e o que vi belos negros musculosos entrando no appartamento e pela maneira da luz que eles acenderam,ja tinha uns outros no salão;mas não se tocaram que da vidraça de esquina do appartamento,EU estava olhando as manobras deles!

Refleti alguns segundos e resolvi colocar chumbo na espigarda que sempre guardo na entrada principal do apparta! voltei para o quarto e eles nem se deram conta que eu busquei a espigarda!

FECHEI A PORTA DO QUARTO E RESOLVI ACORDAR MEU DIGNISSIMO COLOCANDO A MÃO NA BOCA DELE AO MESMO TEMPO QUE FALAVA NO OUVIDO DO DIGNISSIMO QUE TINHAMOS VISITA DE CORTESIA E QUE ELE DEVERIA SE ACALMAR PORQUE A ESPINGARDA JA ESTAVA CARREGADA!!!!

O dignissimo nada de querer entender a situação e enquanto ele saia do estado de sono EU PEGUEI A ESPINGARDA ABRI OS VIDROS QUE DA PARA O terraço e apontei a espingarda pra fora e dei um tiro na direção do mar e me voltei pra eles dizendo que o proximo tiro seria neles! eu falava com eles nos BERROS ENQUANTO MEU DIGNISSIMO AINDA ESTAVA SE ACORDANDO!!! OS BERROS FORAM FENOMENAIS QUE A VIZINHI9A SE ACORDOU!!!

OS VISITANTES COME9ARAM A CORRER PRO OUTRO LADO DO TERRAçO E COMEçARAM DESCER PELO MESMO LOCAL QUE ELES HAVIAM SUBIDO!!!!

E ficou um que não conseguia descer rapido como os outros e ele dizia SE ACALME A SENHORA NÃO ESTA VENDO QUE EU JA ESTOU DESCENDO!!?!?!?!?! Os outros que ja estavam em baixo diziam a mesma coisa e acrecentaram NÃO ATIRE NOS JA ESTAMOS INDO EMBORA!!!!

Eles foram embora realmente a POLICIA CHEGOU DEPOIS DE TUDO TER TERMINADO! Os vizinhos pensavam que meus gritos era ALGUMA BRIGA COM O DIGNISSIMO, MAS ASSEGUREI OS VIZINHOS QUE NÃO BRIGO DE NOITE COM O DIGNISSIMO SO BRIGO DE DIA E QUE A NOITE EU DURMO MAS POSSO ME ACORDAR PRA MANDAR BALA EM ALGUEM QUE TENTE ME ENCHER A PACIENCIA !!!

O CASO RELATADO é veridico!!!!

Anônimo disse...

Olha, estou chateada com isso. Digo que não cobro porque já cobrei muito, e só paguei mico.
Uma simples requisição de visita de algum fiscal de subprefeitura para dar uma olhada nos camelôs perto daqui já vale uma ameaça, sabia? É. Tive de fazer na base do anonimato. Até uns dois anos atrás eu nem me incomodava: gritava com batedor de carteira em ônibus, fazia o diabo. Só que agora tenho meus pais comigo. Não vou arrumar confusão pra eles não.
Não cobro porra nenhuma. Porque cobrar virou esporte nacional. Todo mundo cobra, faz passeata pela paz e tudo o mais e acaba votando no Lula, no Clodovil e passando a perna no condomínio de sue prédio. Aliás, eu agradeço de coração à classe média que ficou enchendo o saco com esse negócio de Lula, por anos a fio, e depois "se arrependeu". Obrigada mesmo pela cagada fenomenal.

Anônimo disse...

Lets,

Eu imagino o que você diz e conheço perfeitamente os modos bandidos de certos setores da administração brasileira! Conheço vitima de certas "situações" de cruel MALVADEZA comandada por certas pessoas que simplesmente não suportaram o desacordo de não participarem de sacanagens e as tais pessoas pagaram carissimooooooooo! Infelizmente NO BANANAL existe certas situações que se pode classificar facilmente como sendo "mafiosas" que se contadas, ninguem acredita!.Mas todos os bananeos, são capazes de apontar os dedos pra quem se fritou sendo vitima dos ditos "mafiosos"!

Quanto su profissão lhe digo que você pode exercer sim fora do pais...

Anônimo disse...

Júlia,

Quando eu crescer quero ser igual a você e ter uma espingarda igual a tua! Que coragem, hein? Mas, aqui, se eu fizer isso, tá arriscado ainda ser presa por porte ilegal de armas e perturbação da ordem. Afinal "provoquei" confusão depois das dez da noite. Pensando bem... eu não teria coragem de atirar e muito menos pretendo de ter uma arma. Não combina com minha personalidade.
Lets, quanto a cobranças e governos, acho que devemos cobrar sim, embora seja cansativo, perigoso e frustrante. Coisa de obrigação cívica, sabe? Agora os governos, entre um sai outro e a coisa só piora. Não acho que seja coisa só de Petralha... afinal, apenas para falar do Rio, Marcelo Alencar, Garotinho e Rosinha pertencem a outros partidos e,de acordo com a minha memória, a coisa piorou demais no estado com as burrices, desmandos e canalhices deles, sobretudo dos dois últimos. Minha casa foi assaltada durante o governo FHC, meus pais sofreram sequestro relâmpago no último ano da era tucana no poder. O que quero dizer é que, para mim, esse tratamento benevolente dado a bandido já vem de muito tempo. Já passou da hora de acabar e o Sr Lula também não faz nada que preste para resolver. As soluções idiotas são sempre as mesmas. Agora, a exemplo do que ocorreu durante o mandato do FHC, a discussão é "colocamos ou não o exército nas ruas do Rio?". Sempre a mesma palhaçada: Quando a coisa aperta, apelam para as forças armadas que também não resolvem nada!
Se alguém propõe uma coisa diferente, mais inteligente, como o Luís Eduardo Soares na época da tentativa de punição da "banda podre" da Polícia carioca, é demitido por telefone, ameaçado e tem que fugir do país. As mudanças na legislação estão há anos no congresso e nada anda.
Eu não sei bem onde isso tudo vai parar. E também não sei muito bem o que fazer. Só sei que já existem mártires demais e não faço a menor questão de virar nome de escola, de praça, centro comunitário, etc.

Anônimo disse...

É, Vivi, mas acredito que a liha de trabalho de um governo vai, nem que seja aos poucos (às vezes não há outra forma de se fazer) minando esse estilo brasileiro de se relacionar com dinheiro e com os outros. O que acho incrível é que Lula e o PT eram uma tragédia anunciada, pela oposição sórdida que sempre fizeram, e ninguém percebeu. Pelo contrário, todo mundo tinha uma visão romantizada e inconseqüente da coisa. Taí o resultado, e o estrago a gente só vai perceber mesmo quando esse cara apear do poder.

Anônimo disse...

Deixar de cobrar dos governantes, deputados, senadores isso nunca, mas penso que quando voce aceita negociar com o bandido vc esta assinando embaixo os desmandos do governo.

Eu aprendi que so posso cobrar aquilo q eu cuido, se eu nao me preocupar quem vai se preocupar?

Agora essa "pasmasseira" de nos brasileiros e irritante, nao vou me esquecer que um dia ao ser aborada pela policia, a ilustre governadora do Rio tinha "esticado" o prazo para o licenciamento e vistoria dos carros pq o DETRAN nao estava dando conta, meu carro jas estava com a vistoria agendada mas vencida a licenca (nao por minha falta por falta do Estado) o Sr Guarda queria o dele, bati o pe e disse q nao, q ele guinchasse o carro, coisa q nao ocorreu por eu estava certa, ao relatar esse episodio soh escutei q eu era louca, q devia ter pago o guarda.
Tenha santa pacienca! Depois perguntar como chegou a esse ponto?

Anônimo disse...

VIVI,

O ocorrido dos tiros com espingarda saiba que espigarda aqui é muito usual ter espigarda pra ir a caça!

Aqui o tiro dado não foi repreendido e se não me engano não é repreendido se o tiro de espingarda é dado em caso de legitima defesa...

No meu caso, TELEPHONEI pra policia antes de tomar as devidas providencias...Mas sentindo a demora da chegada dos policiais,eu resolvi ACABAR A BRICADEIRA DOS BELOS VISITANTES!

Foi neste caso ocorrido que aprendi algo de muito importante no idioma Français que consiste de nunca dizer a frase: SOCORRO HELP AU SECOURS!

En effeito se pedir socorro NINGUEM SE MECHE PRA SOCORRER QUE ESTEJA PEDINDO PRA SER SOCORRIDO!

Foi neste dia que soube que pedir socorro niguem acode porque pensam que pode ser briga entre marido e mulher!!!!!!!!!

Significa se um casal tiver se matando e um deles gritar pedindo socorro NINGUEM SE MECHE por que se dizem não concernados ao assunto interno familiar onde possam estar se MATANTO!!!!

Foi então que aprendi QUE SE DEVE DIZER: O PREDIO ESTA SENDO INCENDIADO ESTA PEGANDO FOGO NO PREDIO! então na configuração em que todos do predio correm riscos de vida morreendo queimados,AI SIM TODOS SE LEVATAM E CORREM PRA TENTAR IR RESOLVER O ASSUNTO DE SE DECIDIREM PRA ACUDIR pra não morerem!!!

Por isso que os françaises não dam "sopa"...!!!

POR ISSO QUE EU RESPONDI E INFORMEI A TODOS OS VIZINHOS QUE EU NUNCA BRIGO DE NOITE COM MEU DIGNISSIMO, mas unicamente DE DIA? PORQUE DE NOITE EU DURMO E SE ME ACORDAREM SEM GENTILEZAS EU MANDO BALA!!!!

Pode crer que todos compreenderam a situação até mesmo os policiais!

Atualmente eu estou com +/-85kgs sou musculosa e tenho força muscular que empurro minha estante de 2,5x 2,75m CHEIA DE LIVROS com as mãos mantendo a força nos musculos dos braços e das pernas, IMAGINE UNS TAPAS E EMPURRÕES SE ALGUEM TENTAR ME AGREDIR!!!! Eu tenho uma presença de ANTIPATICA DE PRIMEIRA CATEGORIA acho que so isso ja faz refletir que quizer me encher a paciencia. Quando estou no carro eu dou impressão de ser ENORME (hehehehehehehehehe) Antes nos tinhamos uma bmw todo mundo olhava quando se passava com a bmw.Agora não temos mais bmw preferi Fiat culte e todos olham eu enormeeeeeeeeeeee na fiat culte(hahahahaha)

Estava no brasil na casa de alguem que é proprietario de mina de ouro eu visitando meus conhecidos e na noite alguem tentou arrombar a casa dos meus conhecidos provalvemente pensando que tinha ouro na casa deles so que não sabiam do cofre de ferro que tinha e que o ouro era levado pra Sampa tada semana em avião pra ser tranformado em barras etc...Coincidiu que eu estava visitando meus amigos donos de garimpo e na hora do pega com os ladrões todo mundo pegou revolvers e mandou bala em cima de avião velho no terreno e o barulho das balas nas asas do avião velho fez um barulho fenomenal que os ladrões correram atravessando o terreno e nos depois de passado o susto estavamos com os ouvidos tinhindo do impacto e na cidade todos diziam que na casa dos meus amigos os ladrões não conseguiram se aproximar muito pra assaltar e 30 anos passados eu revevi este assunto de tiro com os bandidos no apartamento na France...

Anônimo disse...

Episódios como esse a gente passa aos montes também, Malu.

É que acho que você não entendeu nossa brincadeira. Uma coisa é o lado sério das coisas. Eu também cansei de tentar fazer boletim de ocorrência e, trocando em miúdos, me disseram que eu só poderia fazer se morresse mesmo.

É impossível crer que o mais correto seja você peitar um assaltante. Na hora do vâmovê não é bem assim que as coisas ocorrem.

Se bem que o Fábio Max adoraria ver a Pamela Anderson peitando marginal no Rio.

Anônimo disse...

Julia, meu ex tem umas armas em casa. Nunca gostei daquilo, pra falar a verdade.

Mas só de ver que ele já fez estrago no traseiro de dois, pelo menos, eu fico relativamente feliz.

Anônimo disse...

Pamela Anderson peitando marginal no Rio?

Periga os "peitos" explodirem e ainda o marginal dizer que assaltou um E.T.

Anônimo disse...

Malu,

A Pamela Anderson seria realmente ET acho que a peitada seria realmente frustrante!

Lets, você deve pedir alguma das armas que tem sem ex. VALE A PENA colocar pra correr visitantes.

Anônimo disse...

Ele jamais me cederia uma arma, Julia, ele é muito sério nessas coisas. Mas tenho umas armas brancas aqui em casa, pode deixar.

Anônimo disse...

hahahah já tô até vendo a cena: os artigos siliconados da Pamela explodindo e o meliante com cara de tacho! rs

Anônimo disse...

Viu, Fábio Max? Fique com Angelina. Além de ser linda, maravilhosa e inteligente, ela pode dizer de peito erguido: "São meus, e eu não paguei por eles".

Anônimo disse...

Lets,

Eu sempre preferi a Angelina mesmo... mas ela tá enrabichada com o Brad, e o Brad é meu amigo, gosto dele, é simpático, boa gente... mulher de amigo pra mim é homem, sabe?

Anônimo disse...

Nada, Fábio! Esses relacionamentos hollywoodianos são tão voláteis... Espere a sua vez, que ela virá.

Anônimo disse...

Pois é, Fábio, eu estou esperando a minha vez com o Brad, por exemplo.

Anônimo disse...

Prestem atencao, Fabio&Vivi.

Ontem eu li num magazine que a Angelina deixou o Brad (semana sim, semana nao, eh a mesma noticia), ainda exist esperanca.

Anônimo disse...

Aí!!!

Daí a Vivi dá em cima do Brad e eu em cima da Angelina e separamos os dois de-fi-ni-ti-va-men-te e vivemos felizes para sempre!

Boa dica Malu!

Túlio disse...

meio tarde mas lá vai a minha opinião: não negocio com bandidos, não compro produtos de roubo, não molho a mão do guarda, cobro e exigo que o governo cuide da segurança, acho ridículo fazer passeata pela paz.

Fora isso, fiquei impressionado com a história da Júlia.

Anônimo disse...

É,

Certa vez, fui pego ultrapassando em faixa dupla. O guarda me parou, enrolou, enrolou, enrolou e eu disse para ele:

- Seu guarda, fiz burrada mesmo, não tem jeito, lavre a multa que não tenho nem como discutir essa bobagem.

Ele se dirigiu ao carro com cara de maus bofes, lavrou a multa e me entregou... acho que ele achou que perdeu uns 50 pilas...

Paguei a desgraçada no mesmo dia!

Anônimo disse...

E o golpe do bilhete premiado? Vocês sabem que uma vez (faz uns dois ou três anos) quiseram me aplicar a gracinha? Pois é. Um tipo ingênuo me abordou na rua procurando um endereço. Eu, como sempre, estava na maior solicitude quando se aproximou um camarada de terno, disposto a ajudar também. Aqui pensei comigo mesma - "ihhh...", mas prossegui, só de sacanagem. O cara ligou pra loteria federal, confirmou os números da sena do bilhete que o cara tinha em mãos, e eu lá, na maior paciência, pra eles perderem tempo mesmo. No final, eu entreguei o bilhete de volta pro cara, dizendo: "é, o senhor ganhou. Tudo de bom, viu?", e fui embora. Procurei um guarda, mas não havia nenhum por perto. Uns dois meses depois vi os dois na TV, sendo presos.